Aprenda a administrar seu dinheiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TIRA DÚVIDAS

+2
sidronio
profelisson
6 participantes

Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty REPONDENDO AO EMERSON

Mensagem  profelisson Dom Nov 13, 2011 12:11 pm

emerson de jesus silva escreveu:
1 - Estou elaborando meu fluxo de caixa, mas as classificações das despesas são dadas por nós ou há algum cirtério? Pois no video não fala da classificação, apenas da categoria.
O critério é: OF-são itens que não são possíveis de serem eliminados, nem diminuídos. OV: não podem ser eliminados, mas podem ser diminuídos; NOF: não são obrigatórios, e não podem ser diminuídos (apenas eliminados de uma só vez). NOV: são itens que não são obrigatórios, mas podem ser diminuídos (ou eliminados, se quiser). Ainda hoje, se o tempo permitir, escreverei um post no blog para resolver essas dúvidas.

2 - Pagamento de título de capitalização, financimento de carro e casa própria devo lancar em que categoria?
- Pagamento de título de capitalização é um INVESTIMENTO (péssimo, por sinal, mas é... veja este post http://bit.ly/rDkXUg); como o curso seria para aqueles que quisessem eliminar dívidas, não discuti as questões dos investimentos no primeiro módulo. Mas já te adianto o seguinte: após levantadas receitas e despesas, poderá haver uma sobra de caixa no mês, que poderá ser investida. Parte desse dinheiro vc colocará no título de capitalização. Por isso, no NOSSO fluxo VERIFICADO, ele não entraria nem como receita, nem como despesa, mas se juntaria às sobras do fluxo de caixa. No final das contas, esse dinheiro apareceria no ATIVOS do Balanço Patrimonial e deveria ser descontado do fluxo de caixa do mês seguinte, mas isso só aprenderemos no módulo 3.
- Financiamento de carro é DÍVIDA: se vc não puder se desfazer desse carro para eliminar a dívida, é OBRIGATÓRIA FIXA. Se houver a possibilidade de se desfazer do carro NOF.
- Casa própria: essa eu não entendi direito sobre o que está se referindo. Se for sobre o valor da casa vai no Balanço Patrimonial. Se forem as parcelas do financiamento da casa, daí são OF
.


3 - Quando empresto dinheiro do meu salário a terceiros, para posterior recebimento, essa retirada devo classificar e lancar e que categoria.
Mesma coisa do item anterior, considere isso como sobra de caixa no FLUXO DE CAIXA VERIFICADO ("investimento"). No módulo 3 você entenderá onde esse dinheiro aparecerá novamente (no fluxo de caixa projetado) e no balanço (texto e vídeo que postei e deixei como leitura obrigatória, e um texto que já está pronto e será publicado muito em breve, esclarecerá essa questão do balanço patrimonial).

Desde de já agradeço. Estou achando o curso interessantíssimo!!!
Obrigado e continue fazendo seus comentários neste fórum.[/quote][/quote][/quote]
profelisson
profelisson
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 46

http://www.profelisson.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty Duvidas Fluxo de Caixa

Mensagem  emerson de jesus silva Sáb Nov 12, 2011 9:13 am

1 - Estou elaborando meu fluxo de caixa, mas as classificações das despesas são dadas por nós ou há algum cirtério? Pois no video não fala da classificação, apenas da categoria.
2 - Pagamento de título de capitalização, financimento de carro e casa própria devo lancar em que categoria?
3 - Quando empresto dinheiro do meu salário a terceiros, para posterior recebimento, essa retirada devo classificar e lancar e que categoria.

Desde de já agradeço. Estou achando o curso interessantíssimo!!!

emerson de jesus silva

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty Re: TIRA DÚVIDAS

Mensagem  Rodrigo Lima Sex Nov 11, 2011 5:00 am

Ok. Prof. Elisson

Dúvida respondida!


profelisson escreveu:
Rodrigo Lima escreveu:

Respondendo ao Rodrigo Lima

Liminha

Liminha
Lance toda DÍVIDA relativa a cartão de crédito como tal, pois é um FINANCIAMENTO como outro qualquer. Não importa se falta apenas uma parcela ou várias. Isso pq quem tem o costume de pagar parcelado, acabando essa DÍVIDA arruma-se outra no lugar. No módulo 3 veremos como colocar as parcelas que faltam no fluxo de caixa projetado. Quanto à classificação, essa é uma boa pergunta. Como você terá que pagar as parcelas de qualquer forma, tem um caráter de OBRIGATÓRIA FIXA, ou seja, vai ter que pagar e não há como diminuir os valores das parcelas. Mas se pensarmos na compra de um presente em apenas uma parcela, no cartão, seria NOV, ou seja, não se é obrigado a fazer tal gasto e ele também pode ser em menor valor.
Já compras no cartão em um supermercado, com característica de compra à vista (compra hoje no cartão e pagará a conta no mês seguinte), isso não deve ser classificado como DÍVIDA, mas classificado conforme a despesa (alimentação, vestuário etc...). OK?
Rodrigo Lima
Rodrigo Lima

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 45
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty Re: TIRA DÚVIDAS

Mensagem  profelisson Qui Nov 10, 2011 3:52 pm

Rodrigo Lima escreveu:

Respondendo ao Rodrigo Lima

Liminha

Liminha
Lance toda DÍVIDA relativa a cartão de crédito como tal, pois é um FINANCIAMENTO como outro qualquer. Não importa se falta apenas uma parcela ou várias. Isso pq quem tem o costume de pagar parcelado, acabando essa DÍVIDA arruma-se outra no lugar. No módulo 3 veremos como colocar as parcelas que faltam no fluxo de caixa projetado. Quanto à classificação, essa é uma boa pergunta. Como você terá que pagar as parcelas de qualquer forma, tem um caráter de OBRIGATÓRIA FIXA, ou seja, vai ter que pagar e não há como diminuir os valores das parcelas. Mas se pensarmos na compra de um presente em apenas uma parcela, no cartão, seria NOV, ou seja, não se é obrigado a fazer tal gasto e ele também pode ser em menor valor.
Já compras no cartão em um supermercado, com característica de compra à vista (compra hoje no cartão e pagará a conta no mês seguinte), isso não deve ser classificado como DÍVIDA, mas classificado conforme a despesa (alimentação, vestuário etc...). OK?
profelisson
profelisson
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 46

http://www.profelisson.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty FATURA CARTÃO DE CRÉDITO

Mensagem  Rodrigo Lima Qui Nov 10, 2011 8:34 am

BOM DIA PROF. ELISSON e COLEGAS!

Embora o professor tenha deixado claro que o critério para a descrição da despesa é pessoal, fiquei em dúvida em um ponto, conforme segue:

Para lançar uma fatura de cartão de crédito, entendo que devo lançar de forma separada cada despesa da mesma forma que você lançou no exemplo a conta do supermecado, dividindo as despesas com alimentação, vestuário e higiene.

A minha dúvida é:

Se comprei um móvel parcelado no cartão e estou lançando a parcela 7/12, por exemplo, essa despesa entra na categoria DIVIDA ou outra? e a classificação como NOF?

Da mesma forma se comprei um presente de casamento, e na fatura tem a parcela 1/3, lanço como DIVIDA ou OUTROS?

E para completar: a compra de uma roupa parcelada no cartão, a parcela 1/3 devo lançar como VESTUÁRIO ou DÍVIDA

Muito obrigado pela atenção de todos!

Um abraço,

Liminha
Rodrigo Lima
Rodrigo Lima

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 45
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty Re: TIRA DÚVIDAS

Mensagem  profelisson Qua Nov 09, 2011 3:51 pm

Jeferson Martins Gomes escreveu:Agora fiquei com uma dúvida. Recebo R$ 100 de vale alimentação em um cartão de debito. Devo soma-lo a receita?
Sim... todo "vale" é receita. É usado para abater despesas. Logo, entra no fluxo.
profelisson
profelisson
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 46

http://www.profelisson.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty Re: TIRA DÚVIDAS

Mensagem  Jeferson Martins Gomes Qua Nov 09, 2011 3:15 pm

Agora fiquei com uma dúvida. Recebo R$ 100 de vale alimentação em um cartão de debito. Devo soma-lo a receita?

Jeferson Martins Gomes

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/11/2011
Idade : 42
Localização : Belém-PA

http://eusoubiomedico.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty Re: TIRA DÚVIDAS

Mensagem  annagoiana Qua Nov 09, 2011 11:44 am

Bem, aqui em casa também recebemos tais benefícios como vale alimentação e vale transporte...E sim, adicionei ao total da receita pq na verdade teria que haver a despesa para cobrir essas necessidades....

annagoiana

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty Sobre vales...

Mensagem  profelisson Qua Nov 09, 2011 8:47 am

sidronio escreveu:Bom dia.
Recebo vales, refeição, alimentação e combustível. Devo somar os valores às receitas?
Obrigado!

SIM, DEVE SOMAR.
profelisson
profelisson
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 46

http://www.profelisson.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty Vales

Mensagem  sidronio Qua Nov 09, 2011 6:28 am

Bom dia.
Recebo vales, refeição, alimentação e combustível. Devo somar os valores às receitas?
Obrigado!

sidronio

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty TIRA DÚVIDAS

Mensagem  profelisson Sáb Out 29, 2011 9:44 pm

Pergunte aos seus companheiros de curso e também responda às dúvidas dos outros.
Aqui é a regra do GANHA-GANHA. GAnha quem recebe a informação e ganha um MUITO OBRIGADO quem responde.
Quando julgar necessário, o Prof. Elisson fará intervenções.
profelisson
profelisson
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 46

http://www.profelisson.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TIRA DÚVIDAS Empty Re: TIRA DÚVIDAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos